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Quero um elétrico mas tenho quilómetros de dúvidas.

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Consulte a nossa lista de perguntas e respostas abaixo, que o podem ajudar a esclarecer algumas das suas dúvidas.
Caso necessite de algum esclarecimento adicional ou pretenda ser contactado por um especialista em mobilidade elétrica, indique-nos os seus dados e entraremos em contacto.

• Qual é a autonomia de um carro elétrico?
A autonomia de um carro elétrico depende da marca e do modelo. Atualmente, estão disponíveis no mercado veículos elétricos com autonomias que oscilam entre os 200 km e os 800 km. Se está a pensar comprar um carro elétrico, tenha sempre presente as suas necessidades de mobilidade do dia-a-dia. Isto é, por exemplo, quantos km percorre nos trajetos diários e mais frequentes? Poderá constatar que é suficiente, para o dia-a-dia, um carro elétrico com uma autonomia de 250 km em vez de 500 km. Lembre-se que, quanto maior for a autonomia, maior e mais pesada é a bateria, encarecendo o preço final do carro elétrico. E, quanto maior e mais pesada for a bateria, mais consumo terá.

• Quanto tempo demoro a carregar um carro elétrico?
Existem carregamentos lentos, rápidos e ultrarrápidos, sendo que o tempo de carregamento da bateria depende da potência do posto de carregamento e da bateria do carro elétrico. Quanto maior a potência de um posto de carregamento, mais rapidamente carrega a bateria. Quando escolher um posto de carregamento rápido ou ultrarrápido, certifique-se que a bateria do seu carro elétrico tem capacidade para receber a potência máxima do mesmo (mesmo que não tenha, não se preocupe, porque a bateria também será carregada, embora mais lentamente).

• Qual é a diferença entre a autonomia anunciada e a autonomia real?
Os carros elétricos indicam a autonomia com base no tipo de condução e de utilização. A circulação em trajetos urbanos, como na cidade, a velocidades mais baixas, a autonomia é próxima da anunciada. Já a circulação na autoestrada, a velocidades mais elevadas, a autonomia reduz-se, tal como um carro a combustão.

• Posso carregar um carro elétrico em casa? Quanto custa instalar uma wallbox e o que é necessário?
Sim, pode. Idealmente se tiver garagem ou moradia com possibilidade de instalar uma Wallbox. Mas, na realidade, para carregar em casa (ou na sua garagem) basta usar uma tomada normal e não precisa de instalar numa Wallbox. Com uma tomada normal, a bateria do seu carro elétrico vai ser carregada só que demora mais tempo, pelo que se aconselha que carregue durante a noite. Para uma experiência de carregamento mais eficiente em casa, terá de instalar uma Wallbox, cujo preço varia em função da potência. A Santogal tem uma parceria com a CME para o ajudar nesta situação.

• Todos os postos de carregamento públicos são universais?
Sim. Em Portugal existe o sistema Mobi.e que permite a utilização universal dos postos, independentemente do seu fornecedor de energia. Basta celebrar um contrato com um Comercializador de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME) para ter imediatamente acesso a todos os postos de carregamento da rede pública. Os postos da rede pública são geridos pela Mobi.e  e têm utilização universal, isto é, são compatíveis com todos os CEMEs em Portugal.

• Como funcionam os cartões de carregamento ou posso pagar com multibanco?
Existem vários cartões no mercado e todos eles podem ser utilizados nos postos de carregamento da rede pública, podendo escolher o mais adequado às suas preferências. Há cartões de carregamento que podem carregados com dinheiro via MB Way, referência multibanco ou associar um cartão de crédito, sendo que a fatura pode vir em nome de quem quiser ou da sua empresa.

• Quanto custa em média carregar na rua?
Carregar na rua é um pouco mais caro do que em casa, mas é sempre mais barato do que o combustível. O preço do carregamento na rua varia e inclui o custo de acesso ao posto de carregamento e a sua potência, o tempo do carregamento e o preço da energia, além dos impostos.

• Qual é a diferença mensal média, em euros, em comparação com um carro a diesel ou a gasolina?

A diferença varia com o tipo de carregamento (se é feito em casa ou na rua e da potência do posto), mas é sempre mais barato do que a gasolina ou o diesel. Isto é, o custo por km de um carro elétrico é sempre mais barato do que o custo por km de um carro a combustão. O preço pelo carregamento na rua varia e inclui o custo de acesso ao posto de carregamento e a sua potência, o tempo do carregamento e o preço da energia, além dos impostos. Pode acompanhar o preço da energia aqui. Normalmente, quanto maior a potência do posto de carregamento, mais caro será. No entanto, face à gasolina ou ao diesel, pagará sempre menos por km mesmo que use um posto de carregamento ultrarrápido.

• O que devo ter em conta na compra de um carro elétrico? 
Ao comprar um carro elétrico deve assegurar a possibilidade de o carregar com facilidade, em casa, no trabalho ou perto das zonas onde circula. É aconselhável começar por fazer uma análise às suas necessidades de mobilidade. Poderá constatar que é suficiente, para o dia-a-dia, um carro elétrico com uma autonomia de 250 km. É ainda aconselhável que tem postos de carregamento públicos nas suas zonas habituais (trabalho, casa, supermercado, centros comerciais) e que pode consultar aqui. Para saber se pode carregar em casa, entre em contacto connosco para enviarmos um especialista do nosso parceiro CME para ajudar.

• A rede de postos de carregamento publica é suficiente?
Em  Portugal existe já uma vasta rede de postos de carregamento e este número tem vindo a crescer um função das necessidades e procura. Em Portugal existem inúmeros postos de carregamento em centros comerciais, parques de estacionamento, supermercados, hotéis, bombas de gasolina, etc. Estes postos facilitam o carregamento de oportunidade, que deve ser aproveitado sempre que possível. Assim, por exemplo, se for a um centro comercial, aproveite para carregar em vez de esperar que a autonomia esteja próxima do limite. O investimento nesta infraestrutura de postos de carregamento elétrico tem vindo a acontecer e irá acompanhar o aumento do número de carros elétricos.

• É verdade que as baterias viciam?
Não, as baterias dos carros elétricos não se deixam viciar. As baterias dos carros elétricos são de iões de lítio. Como tal, não sofrem do chamado “efeito de memória”, isto é, não se deixam viciar. De resto, está comprovado que a vida útil de uma bateria é superior à vida útil do veículo.

• Os carros elétricos têm maior risco de incêndio?
À medida que o número de carros elétricos a circular no mundo inteiro, têm sido compilados dados para responder a esta questão. E a resposta é que não: os carros elétricos até têm menor risco de incêndio do que carros a combustão. Segundo o portal de informação especializado evfiresife, financiado pelo governo australiano, a probabilidade de um carro elétrico incendiar-se é de 0,0012%, o que compara com a probabilidade de 0,1% de um carro a combustão. Por sua vez, na Suécia, em 2023 houve 3,8 fogos por cada 100 mil carros elétricos ou híbridos enquanto houve 68 fogos por cada 100 mil carros a combustão (ainda que a estatística inclua fogo posto). Na Noruega, o país com a maior proporção de carros elétricos nas vendas de automóveis, chegou-se à conclusão que há entre quatro a cinco vezes mais fogos nos carros a combustão.

• Os carros elétricos têm maior risco de incêndio?
Sim, pode e é recomendado que o faça. O teste ao estado da bateria pode constituir uma solução de garantia quando decidir comprar um carro elétrico usado. Este teste, que custa entre os 100 e os 120 euros, afere em que condições se encontra a bateria e qual a sua capacidade atual. Consoante o modelo e a idade do carro elétrico, este teste pode demorar entra uma hora a um dia. Na Santogal encontra profissionais qualificados para fazer o teste à bateria dos carros elétricos.


► Veja AQUI as viaturas elétricas disponíveis na Santogal.

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